Cirurgia Plástica para os Homens

Cirurgia Plástica para os Homens

A procura por cirurgias plásticas está cada vez mais comum entre a população masculina.

Seja por motivos de melhora da aparência estética ou por necessidade de reparos ou reconstruções em alterações patológicas, os homens estão progressivamente mais interessados nos tratamentos oferecidos pela especialidade.

Em parte, isso se deve ao fato da valorização crescente da imagem corporal como símbolo de beleza e status. No entanto, também se justifica pela melhor qualidade de vida almejada por todos e a constante preocupação com a saúde, que envolve o bem estar do corpo e da mente.

Estar com a auto-estima reforçada e preocupar-se com o bem estar físico e psíquico fazem com que a procura por cirurgias plásticas seja um fator determinante muitas vezes.

O que é indicado para os Homens?

Os homens encontram na cirurgia plástica uma grande variedade de procedimentos indicados para as suas necessidades.

Ginecomastia

É o aumento patológico das mamas nos homens. Pode envolver aumento de tecido mamário (glândulas e estroma), aumento do tecido adiposo (gordura) ou ambos. Algumas vezes está envolvida com alguma outra doença ou condição pre-disponente, e por isso o tratamento envolve a investigação de possíveis causas.

O tratamento visa a melhorar o aspecto estético e também melhorar eventuais disfunções como dor e saída de secreção.

Contorno corporal

O corpo magro e com aparência atlética é tido como padrão de beleza masculina na sociedade ocidental contemporânea.

Muitas vezes, o homem pode estar insatisfeito com o excesso de gordura em determinadas partes do corpo, e até mesmo com o excesso de pele quando passa por perda ponderal significativa. Essas queixas podem ser sanadas com algumas cirurgias, como a lipoaspiração ou a abdominoplastia.

Lipoaspiração

Está indicada para tratamento da gordura localizada, e no homem normalmente envolve a gordura abdominal anterior, os flancos (“pneus”), e as mamas. Pode ser feita em associação com a lipoenxertia de áreas como depressões ou atrofias (como glúteos, peitorais, cicatrizes, retrações ou sulcos da face).

Abdominoplastia

A plástica abdominal convencional e suas variantes técnicas (mini-abdominoplastia, lipo-abdominoplastia, dermolipectomia abdominal em âncora e torsoplastia) estão indicadas para correção do contorno abdominal quando há excesso de pele, gordura localizada e fragilidade da musculatura da parede abdominal.

Cirurgias de face

As modalidades que envolvem a face (ritidoplastia ou lifting facial, mentoplastia, blefaroplastia, rinoplastia e otoplastia) encontram as mesmas indicações em homens e mulheres, seja por motivo de reparo de deformidades congênitas (como orelhas proeminentes), seja por desejo de rejuvenescimento facial.

Aqui, ressalta-se a importância de um profissional capacitado para a devida valorização e a evidente diferenciação das características singulares de cada gênero.

Cirurgia para calvice

O microimplante capilar é uma alternativa para a alopecia androgenética, que é a queda de cabelo num padrão determinado que está associada ao sexo masculino e aflige muitos pacientes.

Entre outras técnicas, envolve a retirada de porção do couro cabeludo da região occipital (onde há cabelo), a devida separação em unidades foliculares, e o implante individualizado de cada unidade nas áreas onde não há mais cabelo (como a região frontal e as “entradas”). Na maioria das vezes o tratamento completo envolve várias cirurgias.

Próteses de panturrilhas, peitorais e glúteos

As próteses de panturrilha e peitorais inicialmente foram desenvolvidas para correção de deformidades associadas a doenças, configurando cirurgias reparadoras, como a Síndrome de Poland (em que há deficiência no contorno torácico por ausência ou mal formação da musculatura e caixa torácica, necessitando de implantes de peitoral para correção), ou sequela de poliomielite (em que há hipotrofia ou mal desenvolvimento da perna, necessitando de próteses de panturrilha para adequação do contorno).

No entanto, com a constante procura e queixas dos pacientes, atualmente utilizam-se tais implantes de silicone para melhora estética de pacientes que desejam ter um tórax com contorno da musculatura peitoral mais evidente, panturrilhas mais grossas ou região glútea mais volumosa (no caso dos implantes de glúteos).