Prevenção do Câncer de Pele

Prevenção do Câncer de Pele

O câncer de pele é a neoplasia maligna mais comum que existe. Representa cerca de 25% dentre todas as outras neoplasias.

Existem três tipos principais de câncer de pele: O carcinoma basocelular (70% dos casos), o carcinoma epidermóide (25%) e o melanoma (4%).

A incidência é maior entre pessoas de pele clara, maiores de 40 anos, e que têm antecedente de exposição solar importante, doenças cutâneas predisponentes ou antecedentes familiares.

O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele é a exposição ao sol. A radiação ultra-violeta é a responsável pelo desenvolvimento da doença na maioria das vezes, principalmente em áreas do corpo cronicamente foto-expostas.

Portanto, a melhor forma de prevenção do câncer de pele é a não exposição à radiação da luz solar. O uso de protetores solares é imprescindível, porque além de prevenir o desenvolvimento do câncer de pele, também previne o envelhecimento precoce da pele.

O uso do protetor é recomendado não apenas quando da exposição proposital ao sol, como em clubes ou praias, mas também o uso habitual diário em áreas expostas, como face, pescoço e mãos. É válido lembrar que se deve sempre evitar estar sob o sol entre 10 e 15 horas, quando a radiação solar é mais intensa.

O diagnóstico precoce também é muito importante, já que, na grande maioria das vezes, o tumor de pele é pouco agressivo e a devida ressecção cirúrgica é curativa. Deve-se estar atento ao aparecimento de novas manchas de pele que não existiam, a lesões cutâneas que não cicatrizam com o tempo, e a alteração de manchas ou lesões pré-existentes.

Sinais como lesões pigmentadas assimétricas, com bordas irregulares, cores heterogenias, diâmetro acima de 6mm e evolução com o tempo (crescimento, ulceração, descamação, sangramento, dor, coceira) devem ser valorizados e representam um indício de lesão maligna.

A ocorrência de lesão suspeita deve ser avaliada por médico especialista na área (Dermatologista ou Cirurgião Plástico) para a devida conduta. O importante é o conhecimento de que é possível prevenir facilmente essa doença e também é possível a cura quando diagnosticada precocemente.