Otoplastia
A Otoplastia é a cirurgia plástica indicada para a correção de orelhas proeminentes.
É comum a cirurgia ser realizada em crianças devido a questões sociais por problemas como bullying na escola. Entretanto, recomenda-se aos pais que a própria criança questione sua condição e deseje a cirurgia, e não representar o desejo ou imposição dos pais.
É possível realizar a cirurgia em crianças a partir de 7 a 8 anos, idade na qual a maior parte da orelha já está desenvolvida. As cicatrizes são posicionadas atrás da orelha, de modo a não serem visíveis.
É uma cirurgia com baixo índice de complicações e com recuperação rápida. Traz resultados bastante satisfatórios e exerce grande impacto na vida de crianças, adolescentes e adultos.
A anestesia para esta cirurgia pode ser apenas a anestesia local, ou em alguns casos é associada a sedação ou anestesia geral.
Recomendam-se afastamento de atividades de trabalho por alguns dias até 1 semana e suspensão de atividades físicas por 1 a 2 meses. Não se deve se expor ao sol por 2 meses. É necessário o uso de faixa de malha elástica nas orelhas por 2 semanas a 1 mês.