O volume da prótese de silicone a ser implantado nas mamas é sempre uma grande dúvida.
Esta definição gera inúmeros questionamentos e uma certa insegurança. Na consulta médica, todas as dúvidas serão esclarecidas e qualquer tipo de medo ou receio será bastante discutido, para que seja feita a melhor escolha possível, sempre levando em consideração a indicação médica, as limitações de cada caso e os anseios da paciente.Ao contrário do que muitos pensam, a prótese é escolhida baseado na dimensão da base da mesma, e não baseado exclusivamente no volume desejado pela paciente. O tamanho de base indicado para cada paciente vai depender de medidas realizadas pelo cirurgião no consultório, que determinam a base da mama, a largura do tórax, a quantidade de tecido mamário original, além de outras medidas importantes.
De acordo com a base definida, pode-se então selecionar o volume da prótese de acordo com a projeção desejada. Assim, é exposto para a paciente quais os volumes indicados para as medidas de seu tórax e mama, havendo uma variação para a escolha. Esta escolha é sempre feita em conjunto com a paciente, e dentro da limitação estabelecida pelas medidas.
Além disso, deve-se considerar o formato da prótese. Esta pode ser redonda, anatômica (com base redonda ou bidimensionada) ou cônica. Dependendo do tipo de mama e do desejo da paciente, é escolhido também o formato da prótese. Também deve ser analisado o biotipo da paciente, para a determinação do formato e volume mais adequados e naturais.
Portanto, nem sempre o volume colocado em uma paciente condiz com a possibilidade de volume a ser colocado em outra paciente. Cada caso deve ser estudado e discutido individualmente para a obtenção do melhor resultado. Assim, procura-se sempre respeitar o desejo da paciente, dentro da melhor indicação para o seu caso.