Mastopexia - Levantamento das mamas

  • A Mastopexia ou levantamento das mamas é a cirurgia indicada para mamas com ptose (ou “caídas”).

    Normalmente esta condição é decorrente do processo de envelhecimento, com flacidez da pele e ação da gravidade sobre as mamas, mas também acontece em casos de perda de peso ou após a amamentação, se houver crescimento excessivo das mamas no puerpério.

    Cursa com cicatrizes nas regiões periareolar, cicatriz vertical no pólo inferior da mama, e cicatriz horizontal no sulco infra-mamário, que pode variar de tamanho. Se for um caso de ptose discreta ou moderada, algumas vezes é possível deixar menos cicatrizes (apenas a periareolar, ou a periareolar com a vertical).

    Em alguns casos há indicação de implante de próteses de silicone associado ao levantamento das mamas, para garantir melhor forma, principalmente se as mamas forem bastante caídas e sem volume.

    A anestesia para esta cirurgia normalmente é a anestesia geral ou a peridural com sedação.

    Há necessidade de uso de soutien de malha elástica específico para pós-operatório durante cerca de 2 meses. Recomendam-se repouso de membros superiores e afastamento de atividades de trabalho por 2 semanas, bem como suspensão de atividades físicas por 2 meses.

Você sabia?

Para se tornar cirurgião plástico, o médico deve, além dos 6 anos de graduação em medicina...

Saiba mais