Abdominoplastia

  • A abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal é a cirurgia plástica indicada para o tratamento do abdome com sobra de pele, gordura e flacidez da parede abdominal. Portanto há a retirada do excesso de pele e da gordura localizada, bem como o fortalecimento da parede abdominal, definindo a cintura e melhorando o contorno corporal.

    É comum a flacidez cutânea na região abdominal, com sobra de pele e, muitas vezes, gordura localizada, além do enfraquecimento da parede do abdome por afastamento da musculatura (diástase dos músculos reto-abdominais), principalmente em pessoas que perderam peso ou em mulheres que já ficaram grávidas. Também é comum nesses casos as estrias na região abdominal, que podem ser total ou parcialmente removidas com esta cirurgia.

    Além da ressecção do excesso de pele e gordura, normalmente a lipoaspiração é associada para tratamento de gordura localizada, bem como a plicatura para reforço da musculatura do abdome também.

    A cicatriz resultante é horizontal localizada na região logo acima dos pelos pubianos, para que seja facilmente escondida com uso de trajes de banho ou roupas íntimas, e uma pequena cicatriz ao redor do umbigo.

    É uma cirurgia bastante segura, muito realizada e está indicada tanto para mulheres quanto para homens. A anestesia para esta cirurgia normalmente é a anestesia geral.

    Há necessidade de uso de malha elástica específica para pós-operatório durante 2 meses. Também é necessário a realização de drenagem linfática no período pós-operatório. Recomenda-se afastamento de atividades de trabalho por 2 semanas e suspensão de atividades físicas por 2 meses.

Você sabia?

Para se tornar cirurgião plástico, o médico deve, além dos 6 anos de graduação em medicina...

Saiba mais